PT
BR
Pesquisar
Definições



porta-contentores

A forma porta-contentorespode ser[adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números] ou [nome masculino de dois números].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
porta-contentoresporta-contentores
( por·ta·-con·ten·to·res

por·ta·-con·ten·to·res

)


adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números

1. Que se destina ao transporte de contentores ou grandes recipientes usados para transporte de mercadorias (ex.: camião porta-contentores; navio porta-contentores; semi-reboque porta-contentores; vagões porta-contentores).


nome masculino de dois números

2. Veículo, geralmente camião ou navio, próprio para transportar contentores (ex.: o veículo colidiu violentamente com um porta-contentores; pela primeira vez, um grande porta-contentores cruzou o Árctico).

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PORTA-CONTENTOR

etimologiaOrigem etimológica:forma do verbo portar + contentor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "porta-contentores" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Na frase seguinte, como se escreve: previligia/priviligia/priveligia? "Com uma política comercial que priviligia o bom atendimento"?
A grafia correcta não é nenhuma das apontadas, mas sim privilegia, 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo privilegiar, que deriva do substantivo privilégio.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico do FLiP On-Line.