PT
BR
Pesquisar
Definições



pontão

A forma pontãoé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pontão1pontão1
( pon·tão

pon·tão

)


nome masculino

1. Peça que, posta verticalmente, sustenta um pavimento, um telhado, uma parede ou outra estrutura. = ESCORA, ESPEQUE, PONTALETE

2. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Excepção odiosa; aquilo que indevidamente se passa em claro.

etimologiaOrigem etimológica:ponta + -ão.
pontão2pontão2
( pon·tão

pon·tão

)
Imagem

Construção que entra pelo mar, curso ou massa de água adentro, e que pode ter diversas funcionalidades e ser construída de diversos materiais (madeira, betão, etc).


nome masculino

1. Barca chata que, por si ou com outras, forma passagem ou ponte.

2. [Marinha] [Marinha] Navio desmastreado que serve de depósito.

3. Construção que entra pelo mar, curso ou massa de água adentro, e que pode ter diversas funcionalidades e ser construída de diversos materiais (madeira, betão, etc).Imagem

4. Pequena ponte sobre um curso de água.

5. Pequeno viaduto em estradas.

etimologiaOrigem etimológica:latim ponto, -onis, barca para transporte, de pons, pontis, ponte.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pontão" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Ao utilizar um parafuso sobre uma rosca, de maneira indevida ou forçada, ocorre um desgaste ou mesmo uma inutilização desta rosca. Sempre utilizei e ouvi o termo "espanar" a rosca. O termo está incorreto?
O verbo espanar, que deriva do italiano spanare e é homónimo do verbo espanar derivado de pano, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa com o sentido “desgastar (uma rosca) até ao ponto da sua inutilização”, sendo, de acordo com o mesmo dicionário, uma palavra de curso mais generalizado no Brasil.