PT
BR
Pesquisar
Definições



pombo-da-fruta-de-barriga-vermelha

A forma pombo-da-fruta-de-barriga-vermelhaé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pombo-da-fruta-de-barriga-vermelhapombo-da-fruta-de-barriga-vermelha
|mâ| ou |mê| |mê|
( pom·bo·-da·-fru·ta·-de·-bar·ri·ga·-ver·me·lha

pom·bo·-da·-fru·ta·-de·-bar·ri·ga·-ver·me·lha

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Ptilinopus greyi) da família dos columbídeos. = POMBO-FRUGÍVORO-DE-BARRIGA-VERMELHA

etimologiaOrigem etimológica: pombo + da + fruta + de + barriga + vermelha, feminino de vermelho.
pombo-da-fruta-de-barriga-laranjapombo-da-fruta-de-barriga-laranja
( pom·bo·-da·-fru·ta·-de·-bar·ri·ga·-la·ran·ja

pom·bo·-da·-fru·ta·-de·-bar·ri·ga·-la·ran·ja

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Ptilinopus iozonus) da família dos columbídeos. = POMBO-FRUGÍVORO-DE-BARRIGA-LARANJA

etimologiaOrigem etimológica: pombo + da + fruta + de + barriga + laranja.
pombo-da-fruta-de-barriga-vermelhapombo-da-fruta-de-barriga-vermelha


Dúvidas linguísticas



o primeiro "e" de brejeiro é aberto ou fechado?
De acordo com os dicionários de língua portuguesa que registam a transcrição fonética das palavras, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa ou o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, o primeiro e de brejeiro lê-se [ɛ], como o e aberto de vela ou neto.

No português de Portugal é comum a elevação e centralização das vogais átonas, como por exemplo a alteração da qualidade da vogal [ɛ] para [i] em pesca > pescar ou vela > veleiro, mas há palavras que mantêm inalterada a qualidade da vogal, sendo este o caso de brejeiro, que mantém a qualidade do e da palavra brejo.




Acredito que exista a palavra marrom, relacionada à cor em nosso idioma, portanto gostaria que vocês a incluíssem.
A palavra marrom existe de facto no português do Brasil, com o sentido da cor que referiu, vindo atestada em diversos dicionários brasileiros. Todavia, o dicionário que consultou, o Dicionário da Língua Portuguesa On-line, da responsabilidade da Texto Editores, foi feito de acordo com o português europeu, variedade de português onde marrom não é utilizado, mas sim castanho. É por esse motivo que não encontra marrom nas suas pesquisas.