Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

polarização

polarizaçãopolarização | n. f.
derivação fem. sing. de polarizarpolarizar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

po·la·ri·za·ção po·la·ri·za·ção


(polarizar + -ção)
nome feminino

1. [Física]   [Física]  Modificação dos raios luminosos, pela qual, depois de reflectidos ou refractados, já não podem reflectir-se ou refractar-se novamente em certas direcções.

2. [Figurado]   [Figurado]  Concentração de energias ou de ideias num ponto ou num pólo que se opõe a outro ou outros (ex.: polarização da discussão; polarização política).


po·la·ri·zar po·la·ri·zar

- ConjugarConjugar

(polar + -izar)
verbo transitivo

1. [Física]   [Física]  Causar a polarização.

2. Submeter à polarização.

verbo transitivo e pronominal

3. [Figurado]   [Figurado]  Provocar ou sofrer a concentração de energias ou de ideias num ponto ou num pólo que se opõe a outro ou outros (ex.: polarizar a discussão; quando as opiniões se polarizaram, deixou de haver debate).

verbo pronominal

4. Incidir ou refractar-se segundo as leis da polarização.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "polarização" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Dúvidas linguísticas


Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.

pub

Palavra do dia

é·fo·de é·fo·de


(latim ephod, do hebraico efod)
nome masculino

[Religião]   [Religião]  Peça de vestuário usada pelos sacerdotes hebreus por cima das outras vestes. = EFÓ

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/polariza%C3%A7%C3%A3o [consultado em 30-01-2023]