Significado de planara-se-lhas

    A forma planara-se-lhaspode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de planarplanar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de planarplanar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    planarplanar
    ( pla·nar

    pla·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Sustentar-se no ar, com as asas estendidas, sem movimento aparente (ex.: a águia plana a grandes alturas). = PAIRAR

    2. [Aeronáutica] [Aeronáutica] Voar sem usar o motor.

    3. [Aeronáutica] [Aeronáutica] Voar num planador.

    etimologiaOrigem:plano + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "planara-se-lhas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    disciforme | adj. 2 g.

    Em forma de disco, plano e circular....


    discoide | adj. 2 g.

    Que é plano e circular, em forma de disco....


    espalmado | adj.

    Plano ou aberto com a palma da mão....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "planara-se-lhas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Pretendo traduzir a expressão multiparty collaborations para português. Será a expressão colaborações multipartidárias a correcta? A expressão pretende indicar colaborações que envolvem várias partes, entidades, parceiros, etc.


      Como se escreve: achegã ou achigã? Venho colocar esta questão que surgiu durante um trabalho que estou a efectuar sobre peixes. Quando escrevo achegã a palavra é considerada como erro e uma das sugestões para a correcção é achigã. Fui confirmar no vosso dicionário on-line e de facto este considera achigã como a palavra que caracteriza a peixe a que me refiro. No entanto, nos livros científicos que consultei o nome desta espécie surge com e e não com i.