PT
BR
Pesquisar
Definições



pivô

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pivôpivô
( pi·vô

pi·vô

)


nome masculino

1. [Medicina] [Medicina] Haste metálica cilíndrica ou quadrangular destinada a suportar coroas nas raízes ou incrustações dos dentes.

2. Eixo de uma peça ou dispositivo.

3. Movimento de rotação sobre o corpo ou uma parte do corpo (ex.: movimentação de pivô; fez um pivô sobre o pé de apoio).

4. [Figurado] [Figurado] Agente principal. = BASE, SUSTENTÁCULO


nome de dois géneros

5. [Desporto] [Esporte] Jogador que efectua passes a quem vai rematar ou encestar.

6. [Portugal] [Portugal] [Radiodifusão, Televisão] [Radiodifusão, Televisão] Jornalista que é o apresentador principal de um noticiário ou programa informativo, estabelecendo a ligação entre as peças informativas e os repórteres ou convidados. (Equivalente no português do Brasil: âncora.)

etimologiaOrigem etimológica:francês pivot.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pivô" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).