Significado de pilando-se-lho

    A forma pilando-se-lhoé [gerúndio de pilarpilar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    pilar1pilar1
    ( pi·lar

    pi·lar

    )
    Imagem

    Coluna simples que serve de suporte vertical a uma estrutura ou construção.

    nome masculino

    1. Coluna simples que serve de suporte vertical a uma estrutura ou construção.Imagem

    2. [Figurado] [Figurado] Aquilo que serve de apoio. = AMPARO, ESTEIO, PILAR, SUSTENTÁCULO

    3. [Desporto] [Esporte] No râguebi, posição dos dois jogadores que estão na primeira linha, à direita e à esquerda do talonador.

    etimologiaOrigem:espanhol pilar.

    Secção de palavras relacionadas

    pilar2pilar2
    ( pi·lar

    pi·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Pisar no pilão.

    2. Tirar a casca. = DESCASCAR

    etimologiaOrigem:latim pilo, -are, trabalhar com o pilão.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "pilando-se-lho" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    gamostilo | adj.

    Formado por estiletes soldados entre si....


    macrostilo | adj.

    Que tem estiletes compridos....


    monostilo | adj.

    Diz-se do ovário que tem um só estilete....


    areostilo | adj. | n. m.

    Que tem as colunas muito distanciadas entre si....


    diostilo | n. m.

    Fachada de duas colunas, ou em que há colunas emparelhadas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "pilando-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se a palavra "pixel" existe em português e qual é o seu plural. Em muitas ocasiões aparece "pixeis" mas sendo uma palavra de origem inglesa o seu plural não deveria ser "pixels"?


      Encontrei uma resposta que passo a transcrever "Na frase Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante existe uma locução (aquele grupo de jovens) que corresponde a um sujeito da oração subordinada (quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante) com uma estrutura complexa. Nesta locução, o núcleo do sintagma é grupo, e é com este substantivo que deve concordar o verbo encontrar. Desta forma, a frase correcta seria Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontrou perto do restaurante."
      Sendo que a frase em questão foi retirada do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, e a frase completa é "Já passava das duas quando aquele grupo de jovens se encontraram perto da discoteca, aonde o Diogo os aguardava". Segundo a vossa resposta, dever-se-ia ter escrito "(...) aquele grupo de jovens se encontrou (...)". Mas se assim for, também seria de considerar "aonde o Diogo os aguardava", pois se consideramos que o sujeito é singular, não faz sentido dizer "os aguardava", mas sim "o aguardava". No entanto, não podemos considerar que existe concordância atractiva em que "deixamos o verbo no singular quando queremos destacar o conjunto como uma unidade. Levamos o verbo ao plural para evidenciarmos os vários elementos que compõem o todo." (Gramática do Português Contemporâneo Cunha/Cintra)? Agradeço elucidação se mantêm a vossa opinião, tendo a frase completa. Já agora, na frase utiliza-se "aonde Diogo os esperava". Não deveria ser "onde"?