Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
pictografiapictografia | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pic·to·gra·fi·a pic·to·gra·fi·a
(latim pictor, -oris, pintor + -grafia)
nome feminino

Inscrição feita com tinta que cobre a face dos rochedos e as paredes das cavernas de grande parte da América do Sul.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "pictografia" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Sobre a conjugação do verbo ‘trazer’, no futuro do indicativo, tenho a seguinte dúvida:
(1) Trar-se-ão a Portugal.
ou
(2) Trazer-se-ão a Portugal.
Será que a primeira hipótese está correcta? Não consigo encontrar qualquer tipo de referência, no entanto surge-me intuitivamente.
O verbo trazer é irregular, nomeadamente, para o caso que nos interessa, nas formas do futuro do indicativo: trará, trarás, traremos, trareis, trarão (se se tratasse de um verbo regular, as formas seriam *trazerei, ..., *trazerão [o asterisco indica forma incorrecta]).

Quando é necessário utilizar um pronome pessoal átono (ex.: me, o, se) nas formas do futuro do indicativo (ex.: telefonará) ou do condicional (ex.: encontraria), este pronome é inserido entre o radical e a desinência do verbo (ex.: telefonará + me = telefonar-me-á; encontraria + o = encontrá-lo-ia).

Como se trata da flexão irregular trarão, a forma correcta com o pronome deverá ser trar-se-ão e não *trazer-se-ão, que é uma forma incorrecta.




Na frase " Os piratas consideravam os portugueses uma gente primitiva", sintaticamente "uma gente primitiva" é o quê?
O sintagma uma gente primitiva, na frase Os piratas consideravam os portugueses uma gente primitiva, desempenha a função de predicativo do complemento directo, uma vez que está a predicar ou caracterizar o complemento directo os portugueses. O verbo considerar enquadra-se num grupo de verbos transitivos directos predicativos, que inclui outros verbos como achar, aclamar, chamar, eleger, indigitar, julgar, nomear, proclamar ou tratar. Estes verbos seleccionam obrigatoriamente (pelo menos em alguma acepção) um complemento directo e um predicativo do complemento directo, que concorda com o complemento directo (ex.: os piratas consideravam os portugueses primitivos; os piratas consideravam as portuguesas primitivas). Relativamente a alguns destes verbos, nomeadamente aqueles que implicam juízos de valor, como achar, considerar ou julgar, o conjunto constituído pelo complemento directo e pelo predicativo do complemento directo pode ser testado utilizando uma frase subordinada completiva finita, construída com o verbo ser (ex.: os piratas consideravam que os portugueses eram uma gente primitiva).
pub

Palavra do dia

con·coc·tor |ô| con·coc·tor |ô|
(latim concoctus, -a, -um, particípio passado de concoquo, -ere, cozer juntamente; digerir + -or)
adjectivo
adjetivo

1. Que facilita a digestão.

2. Relativo a concocção ou a digestão. = CONCOCTIVO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/pictografia [consultado em 29-05-2020]