Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

piá

piapia | n. f.
piápiá | n. m.
piãpiã | n. m.
Será que queria dizer pia?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pi·a pi·a


nome feminino

1. Pedra escavada em forma de vaso.

2. [Marinha]   [Marinha]  Carlinga.


pia baptismal
A que serve para baptizar.Ver imagem


pi·á pi·á


(tupi pi'a, coração, estômago, entranhas)
nome masculino

1. [Brasil]   [Brasil]  Menino ou jovem índio.

2. [Brasil]   [Brasil]  Menino caboclo, filho de branco com índio.

3. [Brasil]   [Brasil]  Criança do sexo masculino. = GAROTO, GURI, MENINO

4. [Brasil: Rio Grande do Sul]   [Brasil: Rio Grande do Sul]  Rapaz não branco que trabalha como peão numa fazenda de gado.


pi·ã pi·ã


nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença tropical, com manifestações cutâneas.

Confrontar: peã.
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.



Escreve-se pavilhão multiusos ou multiúsos? Vi que no Dicionário Priberam até há uma nota sobre isto. Com acento é estranhíssimo. Não mudou com o Acordo Ortográfico?
A ortografia da palavra multiúsos (e de outras no mesmo contexto ortográfico) não sofreu nenhuma alteração com o Acordo Ortográfico de 1990, nem corresponde a nenhuma diferença entre o português europeu e o português do Brasil. Este é o mesmo contexto ortográfico de palavras como balaústre, ciúme, miúdo ou viúvo. isto é, trata-se de uma vogal tónica u de uma palavra paroxítona (ou grave) que leva acento agudo quando antecedida de uma vogal com a qual não forma ditongo (desde que não constitua sílaba com a eventual consoante seguinte, diferente de s, caso em que não terá acento gráfico, como nos casos de anuirmos, demiurgo ou triunfo).

Esta é uma indicação ortográfica preconizada pela Base X, 1.º, do Acordo Ortográfico de 1990, mas também pelos textos que regulavam a ortografia antes deste, isto é, pela Base XIV do Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e pelo ponto 43, 4.ª do Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

No entanto, é um facto que é possível encontrar muitos usos sem acento gráfico (daí a necessidade de o Dicionário Priberam acrescentar uma nota ao referido verbete), o que não invalida que a grafia multiúso seja a correcta.

pub

Palavra do dia

mi·ri·a·mé·tri·co mi·ri·a·mé·tri·co


(miriâmetro + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a miriâmetro ou à medida de dez mil metros (ex.: marco miriamétrico).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pi%C3%A1 [consultado em 12-05-2021]