PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

terminávamos

Que é alto e termina em ponta (estando por isso exposto aos raios)....


Terminado em apêndice ou em apendículo....


apicado | adj.

Que termina em pico....


Qualificativo das flexões verbais cuja sílaba tónica está na terminação ou na desinência e não na raiz (ex.: andaremos é uma forma arrizotónica)....


Que termina em dois ramos ou pontas....


bordoado | adj.

Que tem os braços terminados em forma de bordão de peregrino....


cuspidado | adj.

Que termina em cúspide ou ponto rígido....


derradeiro | adj.

Que vem ou está depois de todos....


exigente | adj. 2 g.

Que tem exigências; que exige....


findo | adj.

Que acabou....




Dúvidas linguísticas



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.



Se a palavra maldade se refere à qualidade do que é mau, porque se escreve com l e não com u?
Maldade escreve-se com l porque tem origem na palavra latina malitas, -atis. Mau provém do latim malus através de um processo de síncope (no caso, queda do l intervocálico).

Ver todas