PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

sucessor

mórmon | n. 2 g.

Membro de uma seita religiosa fundada nos Estados Unidos, em 1830, por Joseph Smith, que teve como sucessor Brigham Young....


zaidismo | n. m.

Subdivisão xiita do Islão, presente sobretudo no Iémen....


babismo | n. m.

Religião desenvolvida à volta da doutrina professada pelo reformador persa Babe e seus sucessores....


sucessão | n. f.

Bens, direitos ou encargos transmitidos aos sucessores....


sucessor | adj. n. m.

Que ou aquele que sucede a outrem....


cesarismo | n. m.

Governo de Júlio César e dos césares romanos seus sucessores....


debaixo | adv.

Em determinado contexto ou condição, geralmente de dependência, influência ou sujeição (ex.: estiveram muito tempo debaixo de grande pressão; o castelo só foi concluído debaixo do reinado do seu sucessor; trabalhar debaixo de chuva; viviam debaixo do olhar atento do patrão)....


zaidita | adj. 2 g. n. 2 g.

Que ou quem é partidário do zaidismo....


rica-dona | n. f.

Filha ou sucessora de rico-homem....


predecessor | n. m.

Aquele que antecede alguém numa função, num emprego ou numa actividade....


sucessorial | adj. 2 g.

Relativo a sucessão ou a sucessor....


antecessor | n. m. | n. m. pl.

Aquele que antecede alguém numa função, num emprego ou numa actividade....


bispo | n. m.

Prelado, considerado sucessor dos apóstolos de Jesus Cristo, que tem poderes para crismar e ordenar e é geralmente responsável por uma diocese....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.


Ver todas