PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

sequela

sequelar | adj. 2 g.

Relativo a ou que resulta de uma sequela (ex.: lesões cerebrais sequelares)....


sequela | n. f.

Obra cinematográfica ou literária cuja história ou enredo serve de continuação a uma anterior (ex.: está previsto que este filme tenha mais duas sequelas)....


hipoxia | n. f.

Diminuição da concentração de oxigénio no sangue ou nos tecidos (ex.: a hipoxia cerebral deixou sequelas)....


acompanhante | adj. 2 g. n. 2 g. | n. 2 g.

Que ou quem acompanha alguém....


sequelado | adj. n. m.

Que ou quem sofreu sequelas de doença, trauma ou acidente....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.



Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Ver todas