PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

sagitadas

sagitado | adj.

Que tem a forma de seta....


alocásia | n. f.

Designação dada a várias plantas da família das aráceas, do género Alocasia, de folhas grandes sagitadas e pecíolos longos....


assetear | v. tr.

Disparar setas contra....


assetar | v. tr.

Disparar setas contra....


sagitar | v. tr.

Dar forma de seta a....


toxofilo | adj.

Que tem folhas sagitadas ou com forma de setas....


Que tem folhas sagitadas ou com forma de setas....


sagital | adj. 2 g.

Em forma de seta....



Dúvidas linguísticas



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).



Como grafar "marcha ré": marcha a ré, marcha-ré, marcha ré, marcha-a-ré?
A grafia correcta é sem hífen: marcha à ré (na norma europeia) e marcha a ré (na norma brasileira). A diferença ortográfica entre as duas normas do português deve-se ao facto de, na norma portuguesa, a locução incluir o artigo definido a, o que provoca a crase com a preposição a: marcha à. Na norma brasileira a locução não inclui o artigo definido, pelo que não há crase: marcha a.

Ver todas