PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

nítricas

cérico | adj.

Diz-se de um ácido que resulta da acção do ácido nítrico sobre a cera....


pícrico | adj.

Diz-se de um ácido resultante da reacção do ácido nítrico sobre o fenol....


nitrato | n. m.

Sal do ácido nítrico....


Éster nítrico da glicerina, líquido oleoso, amarelado. (É um explosivo poderoso que entra na composição da dinamite.)...


nitrar | v. tr.

Converter em nitrato....


anísico | adj.

Diz-se do ácido que resulta da acção do ácido nítrico na essência de anis....


nitrobenzina | n. f.

Combinação de ácido nítrico e benzina....


aloxana | n. f.

Substância que se produz pela acção do ácido nítrico sobre o ácido úrico....


Substância explosiva obtida pela acção do ácido nítrico sobre o açúcar....


água-tinta | n. f.

Técnica de gravura que é uma variação da água-forte, em que se utiliza uma chapa gravada com ácido nítrico nas áreas não protegidas por verniz poroso, o que dá à gravura um aspecto semelhante ao da aguarela....


água-forte | n. f.

Designação comercial do ácido azótico ou nítrico (HNO3)....


aquaforte | n. f.

Designação comercial do ácido azótico ou nítrico (HNO3)....


azótico | adj.

O mesmo que nítrico....



Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).


Ver todas