PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

mórbida

doentio | adj.

Que adoece facilmente; débil....


calismo | n. m.

Acidentes mórbidos, causados pela potassa....


Alteração mórbida de um sólido ou líquido orgânico....


simpatia | n. f.

Influência mórbida que um órgão lesado exerce sobre outros órgãos que não são directamente atacados....


trombidiose | n. f.

Estado mórbido produzido pelos trombídios....


dacnomania | n. f.

Distúrbio mental em que o indivíduo tem impulsos mórbidos para morder ou morder-se....


homoplasia | n. f.

Conjunto de características morfológicas ou funcionais semelhantes em espécies que não são geneticamente próximas, como resultado de uma evolução por adaptação ao ambiente....


acrobatite | n. f.

Tendência mórbida para o acrobatismo....


amolecimento | n. m.

Diminuição da consistência de alguma substância (sob influência mórbida)....


anamorfose | n. f.

Modificação mórbida de algumas criptogâmicas....


Alteração mórbida de tecidos que tomam o aspecto da carne....


heteromorfia | n. f.

Sistema que atribuía às doenças elementos mórbidos distintos....


geromorfismo | n. m.

Aspecto de velhice que tomam certos indivíduos sob influência de perturbações nutritivas de origem mórbida ou psíquica....


iodismo | n. m.

Acidentes mórbidos provenientes do uso prolongado do iodo....


temulência | n. f.

Estado mórbido semelhante à embriaguez....


Estado mórbido promovido pelo abuso da antipirina....


epífora | n. f.

Lacrimação mórbida....



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Atender ao telefone ou atender o telefone?
De acordo com alguns dicionários de língua portuguesa, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2009) e o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses (Texto Editores, 2007), o verbo atender, no sentido de "responder (a uma chamada)", pode ser transitivo directo, isto é, usado com um complemento directo não introduzido por preposição (ex.: atender o telefone) ou usado como transitivo indirecto, isto é, com complemento indirecto precedido de preposição (ex.: atender ao telefone), apesar de este corresponder a um uso menos comum deste verbo.

Assim sendo, nenhuma das expressões que refere está errada, apesar de atender o telefone ser mais usado pelos falantes de português do que atender ao telefone.


Ver todas