PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

locustelídeo

capineiro | n. m.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos locustelídeos, em especial dos géneros Cincloramphus e Poodytes....


mateiro | n. m. | adj.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos locustelídeos, do género Robsonius....


cigarrinha | n. f.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos locustelídeos, dos géneros Locustella e Helopsaltes....


locustelídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos locustelídeos....


malia | n. f.

Ave passeriforme (Malia grata) da família dos locustelídeos....


capineirinho | n. m.

Ave passeriforme (Poodytes gramineus) da família dos locustelídeos....


Ave passeriforme (Helopsaltes pryeri) da família dos locustelídeos....


Ave passeriforme (Locustella disturbans) da família dos locustelídeos....


Ave passeriforme (Locustella musculus) da família dos locustelídeos....


Ave passeriforme (Bradypterus graueri) da família dos locustelídeos....


Ave passeriforme (Cincloramphus timoriensis) da família dos locustelídeos....


Ave passeriforme (Elaphrornis palliseri) da família dos locustelídeos....



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.


Ver todas