PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

leiotriquídeo

zaragateiro | n. m.

Designação dada a várias aves passeriformes das famílias dos leiotriquídeos, dos paradoxornitídeos e dos zosteropídeos....


Designação dada a várias aves passeriformes das famílias dos leiotriquídeos e dos zosteropídeos....


cutia | n. f.

Designação dada a duas espécies de aves passeriformes da família dos leiotriquídeos, do género Cutia....


Ave passeriforme (Garrulax palliatus) da família dos leiotriquídeos....


Ave passeriforme (Trochalopteron chrysopterum) da família dos leiotriquídeos....


leiotriquídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos leiotriquídeos....


síbia | n. f.

Designação dada a várias espécies de aves passeriformes da família dos leiotriquídeos, em especial do género Heterophasia....


sibia | n. f.

Designação dada a várias aves passeriformes da família dos leiotriquídeos, em especial do género Heterophasia....


Ave passeriforme (Heterophasia picaoides) da família dos leiotriquídeos....


sibia-ruiva | n. f.

Ave passeriforme (Heterophasia capistrata) da família dos leiotriquídeos....


Ave passeriforme (Argya huttoni) da família dos leiotriquídeos....


Ave passeriforme (Argya squamiceps) da família dos leiotriquídeos....


Ave passeriforme (Argya squamiceps) da família dos leiotriquídeos....


Ave passeriforme (Turdoides jardineii) da família dos leiotriquídeos....


Ave passeriforme (Argya fulva) da família dos leiotriquídeos....



Dúvidas linguísticas



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).




Podem informar-me se o verbo queixar-se pode ser utilizado sem o pronome reflexivo e em que situação isso ocorre.
O verbo queixar-se é um verbo pronominal; no entanto, o pronome se não é um pronome reflexo, mas o que é designado por “se inerente”. Esta construção é diferente da construção reflexa lavar-se, em que o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente da sua acção (eu lavo-me = eu sou lavado por mim), ou da construção reflexa recíproca beijar-se, em que um sujeito complexo ou colectivo é ao mesmo tempo agente e paciente da mesma acção (o casal beija-se = cada um dos elementos do casal beija e é beijado); em ambas estas construções, o pronome reflexo desempenha uma função de complemento directo. Na construção queixar-se, porém, não há uma acção do sujeito sobre si próprio (eu queixo-me = *eu sou queixado por mim; o asterisco indica agramaticalidade), e o pronome pessoal não tem valor reflexo, nem reflexo recíproco, nem impessoal, nem apassivante, mas parece fazer parte do verbo e das suas propriedades lexicais. No caso de queixar-se, nenhuma das acepções do verbo permite outra forma que não a pronominal (ex.: *ele queixou à irmã; *o doente queixava de dores de cabeça). Há ainda o caso de outros verbos que admitem quer uma construção não pronominal (ex.: esqueci o livro em casa) quer uma construção pronominal com um se inerente (ex.: esqueci-me do livro em casa).

Ver todas