PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

filantropa

morganite | n. f.

Variedade de berilo cor-de-rosa usada em joalharia....


Sistema dos filantropos, que pressupõe o amor pela humanidade....


misantropo | adj. n. m.

Que ou quem tem aversão aos seres humanos....


andrófilo | adj. n. m.

Que ou aquele que ama ou demonstra simpatia pelos indivíduos do sexo masculino....


antropófilo | adj. n. m. | adj.

Que ou aquele que demonstra amor pela humanidade....


filantropo | adj. n. m.

Que ou aquele que tem amor à humanidade....


humanitário | adj. | adj. n. m.

Relativo à humanidade (ex.: direitos humanitários)....


Ave passeriforme (Mixornis kelleyi) da família dos timaliídeos....


Ave passeriforme (Pomatostomus halli) da família dos pomatostomídeos....



Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.

Ver todas