PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

encefálicos

barreira | n. f.

Aquilo que restringe ou impede o acesso ou a circulação....


vertigo | n. m.

Doença grave dos cavalos que se manifesta pela desordem dos movimentos causada por uma congestão dos órgãos encefálicos, ou pela compressão desses mesmos órgãos por um tumor....


microcéfalo | adj. n. m. | adj.

Que ou aquele que tem a cabeça anormalmente pequena....


Relativo ao crânio e ao encéfalo (ex.: traumatismo cranioencefálico)....


Relativo ao crânio e ao encéfalo (ex.: traumatismo craniencefálico)....


tomografia | n. f.

Processo radiológico que permite obter uma imagem nítida de um só plano de corte de órgão, com apagamento dos outros planos....


miolo | n. m.

Parte interna do pão (ex.: deixou a côdea e comeu o miolo)....


talâmico | adj.

Relativo a tálamo, em especial ao tálamo encefálico (ex.: derrame talâmico; estimulo sensorial de origem talâmica)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a origem da palavra hipotenusa.
A palavra hipotenusa deriva do termo latino hypotenusa. Este, por sua vez, deriva do grego hupoteínousa, que, em geometria, significa “o lado oposto ao ângulo recto”.



Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).

Ver todas