PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

descontínuo

Facto de determinar a quantidade de qualquer coisa....


Qualidade de descontínuo; falta de continuidade....


fibra | n. f.

Filamento contínuo ou descontínuo obtido por estiragem do vidro fundido, utilizado para o fabrico dos fios de vidro, da lã e dos tecidos de vidro e dos plásticos reforçados....


discretizar | v. tr.

Tornar discreto ou descontínuo; transformar uma distribuição contínua em unidades individuais....


regular | adj. 2 g. | n. m.

Conforme às regras ou leis....


quantum | n. m.

Quantidade ou soma que não se designa....


estepe | n. f.

Formação descontínua de vegetais xerófilos, com frequência herbáceos, das regiões tropicais e das regiões relativamente áridas de clima continental....


carneiro | n. m.

Mamífero ruminante e lanígero do género Ovis, da família dos bovídeos....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.


Ver todas