PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

culatra

chapuz | n. m.

Peça de madeira que alteia ou abaixa a culatra das peças de artilharia....


palmeta | n. f.

Cunha que faz levantar ou abaixar a culatra da peça para regular a pontaria....


retrocarga | n. f.

Acto ou efeito de carregar uma arma de fogo pela culatra....


obturador | adj. | n. m.

Parte móvel que nas armas de carregar pela culatra impede o escapamento do gás entre a culatra e o cano....


papo | n. m.

Peça de um rifle na parte inferior da culatra....


culatra | n. f.

Parte traseira de algo (ex.: ia na culatra do rebanho)....


recâmara | n. f.

Câmara ou quarto interior e reservado....


ferrolho | n. m.

Peça metálica que trava a culatra de algumas armas de fogo....


papo-amarelo | n. m.

Tipo de rifle que tem uma peça de cor amarela na parte inferior da culatra....



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.

Ver todas