PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

co-

coigual | adj. 2 g.

Diz-se de cada uma das pessoas da Trindade em relação às outras....


Em que há reciprocidade ou retribuição entre duas ou mais pessoas ou entidades, geralmente em relação a benefícios ou vantagens recebidos ou a receber (ex.: cumplicidade correspectiva, testamento correspectivo)....


correlação | n. f.

Relação ou dependência mútua entre pessoas, coisas, ideias, etc....


cossoco | n. m.

Faca de fabrico artesanal, composta por um cabo de madeira ou plástico ao qual se prende um pedaço de ferro afiado (ex.: a vistoria ao presídio resultou na apreensão de vários cossocos)....


co-titular | n. 2 g.

Titular juntamente com outro....


Responsabilidade dividida entre duas ou mais pessoas ou entidades....


comorbidade | n. f.

Qualquer patologia independente e adicional a uma outra existente e em estudo num paciente....


co-adopção | n. f.

Acto jurídico pelo qual se estabelece relação legal de filiação com o filho de um cônjuge ou afim....


colinear | adj. 2 g.

Que está sobre a mesma recta que outro (ex.: pontos colineares)....


co-fundador | adj. n. m.

Que ou quem funda algo juntamente com outrem....


coeducação | n. f.

Educação em comum de rapazes e raparigas....


Que apresenta extensão, amplitude ou perspectiva igual (ex.: a cláusula é coextensiva aos direitos humanos; o campo da psicanálise é coextensivo ao campo da linguagem)....


Qualquer patologia independente e adicional a uma outra existente e em estudo num paciente....


| contr.

Contracção da conjunção arcaica ca com o artigo ou pronome o....


Relativo a coeducação ou à educação em comum de rapazes e raparigas (ex.: sistema coeducativo)....


coeducacional | adj. 2 g.

Relativo a coeducação ou à educação em comum de rapazes e raparigas (ex.: colégio coeducacional)....


co-adoptar | v. tr. e intr.

Estabelecer uma relação legal de filiação com o filho de um cônjuge ou afim....


co-criar | v. tr.

Criar juntamente com outrem....


coeducar | v. tr.

Educar em comum (ex.: coeducar rapazes e raparigas)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o plural de pneumotórax: pneumotóraxes ou pneumotóraces?
A palavra pneumotórax é considerada uma palavra de dois números ou invariável, isto é, o seu plural deverá ser igual ao singular.

Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 180), as palavras paroxítonas ou graves (palavras cujo acento de intensidade recai na penúltima sílaba) terminadas em -x (ex.: clímax, córtex, tórax) são invariáveis em número, seguindo a mesma regra das palavras paroxítonas terminadas em -s (ex.: lápis, oásis). Sendo assim, a sua forma mantém-se inalterada quer estejam no singular (ex.: córtex cerebral, um lápis, o pneumotórax) quer estejam no plural (ex.: córtex cerebrais, dois lápis, os pneumotórax).

Este não é, no entanto, um assunto consensual, havendo dicionários (nomeadamente brasileiros) que registam plural para palavras graves terminadas em -x. O Dicionário Houaiss, por exemplo, na sua edição portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) regista córtex e pneumotórax como substantivos invariáveis, enquanto na edição brasileira (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) regista os plurais córtices e pneumotóraces.

Adenda de 15-09-2010: Esta flutuação, principalmente em dicionários e vocabulários brasileiros, parece ser menor a partir da última edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (5.ª edição, 2009), uma vez que os dicionários brasileiros com edições posteriores registam grande parte destas palavras como substantivos invariáveis, seguindo a opção da Academia Brasileira de Letras (veja-se a edição do Dicionário Houaiss de 2009, por exemplo).




Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.

Ver todas