PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

cheiroso

inolente | adj. 2 g.

Que não tem cheiro....


olente | adj. 2 g.

Que tem cheiro....


odorante | adj. 2 g.

Que tem cheiro, em geral agradável (ex.: flores odorantes)....


albafor | n. f.

Raiz de junça cheirosa....


perfumado | adj.

Que se perfumou; que pôs perfume....


perfumoso | adj.

Que exala perfume (ex.: café perfumoso)....


cheiroso | adj.

Que exala cheiro, geralmente agradável....


Planta herbácea (Andropogon glaziovii), da família das gramíneas, nativa do Brasil....


Planta arbustiva (Ocimum gratissimum) perene da família das lamiáceas, de folhas ovadas, dentadas e muito aromáticas, pequenas flores brancas dispostas em racemos, com propriedades medicinais....


Planta herbácea aromática (Melilotus officinalis) da família das leguminosas....



Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Qual denominação para a "operação" de passar Francisco a Chico, Helena a Lena, Alice a Lili, etc.
As palavras Chico, Lena ou Lili são hipocorísticos (isto é, nomes próprios usados para designar alguém de maneira informal ou carinhosa) em relação a Francisco, Helena e Alice, respectivamente. Estes três hipocorísticos mostram, contudo, fenómenos diferentes de formação de palavras: em Francisco > Chico há uma redução por aférese acompanhada de alteração expressiva da forma reduzida; em Helena > Lena há uma simples redução por aférese; em Alice > Lili há uma redução com aférese e apócope e com o redobro de uma sílaba. A estes mecanismos pode ainda juntar-se o frequente uso de sufixos aumentativos ou diminutivos (ex. Chicão, Leninha).

Ver todas