PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

cettiídeo

Designação dada a várias espécies de aves passeriformes da família dos cettiídeos, dos géneros Tesia e Urosphena....


cétia | n. f.

Designação dada a várias espécies de aves passeriformes da família dos cettiídeos, em especial dos géneros Cettia, Horornis e Urosphena....


tésia | n. f.

Designação dada a várias espécies de aves passeriformes da família dos cettiídeos do género Tesia....


cettiídeo | adj. | n. m. | n. m. pl.

Relativo aos cettiídeos....


Ave passeriforme (Horornis flavolivaceus) da família dos cettiídeos....


Ave (Urosphena squameiceps) da família dos cettiídeos....


Ave passeriforme (Horornis seebohmi) da família dos cettiídeos....


Ave passeriforme (Cettia major) da família dos cettiídeos....


Ave (Urosphena subulata) da família dos cettiídeos....


Ave passeriforme (Cettia cetti) da família dos cettiídeos....


Ave (Tesia olivea) da família dos cettiídeos....


Ave passeriforme (Horornis diphone) da família dos cettiídeos....


Ave passeriforme (Horornis fortipes) da família dos cettiídeos....



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Qual é a diferença entre as duas seguintes expressões: "Pelo presente, vimos [...]" e "Pela presente, vimos [...]"?
O adjectivo presente é uniforme, isto é, apresenta uma mesma forma para o feminino (ex.: as pessoas presentes emocionaram-se) e para o masculino (ex.: os rapazes presentes emocionaram-se).

Na acepção que significa “que está à vista”, presente precede habitualmente o nome que modifica (ex.: a presente encomenda; o presente testamento). É muito frequente encontrá-lo no discurso fazendo referência ao suporte, geralmente escrito, que veicula determinada informação (telegrama, carta, mensagem electrónica, etc.); por vezes é também possível encontrar apenas o adjectivo presente, antecedido de artigo, concordando este com o género do referente ausente (ex.: Pela presente [carta] vimos anunciar o fim dos serviços contratados; Pelo presente [comunicado] vimos esclarecer os associados).

Assim sendo, as duas expressões que refere estão correctas, desde que respeitem o género do referente que modificam.


Ver todas