PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

bilateral

recíproco | adj.

Que se dá ou faz em recompensa de coisa equivalente....


diplegia | n. f.

Paralisia bilateral....


otoscopia | n. f.

Exame do canal auditivo (ex.: otoscopia bilateral normal)....


cordado | adj. | n. m. | n. m. pl.

Filo do reino animal caracterizado pela existência de um notocórdio e de um cordão nervoso, simetria bilateral e sistema digestivo completo....


irmão | n. m. | adj.

O mesmo que irmão bilateral....


artiozoário | adj. n. m.

Diz-se do animal que, olhado da cabeça até à extremidade oposta, apresenta simetria bilateral....


Paralisia de um ou mais músculos do olho (ex.: oftalmoplegia bilateral; oftalmoplegia externa; oftalmoplegia interna; oftalmoplegia unilateral)....


bilinear | adj. 2 g.

Que é relativo a duas linhas (ex.: modelo bilinear)....


Que liga mutuamente dois contraentes (ex.: contrato sinalagmático; relação sinalagmática)....


anexectomia | n. f.

Extracção cirúrgica dos anexos do útero ou do conjunto formado pelas trompas de Falópio e ovários (ex.: anexectomia bilateral; anexectomia esquerda)....


ooforectomia | n. f.

Remoção cirúrgica de um ovário (ex.: ooforectomia bilateral)....


ambilateral | adj. 2 g.

Que é relativo aos dois lados (ex.: processo ambilateral)....


bilateral | adj. 2 g.

Que é relativo aos dois lados (ex.: desenvolvimento bilateral; hipoacusia bilateral)....


cordotomia | n. f.

Secção de uma corda vocal (ex.: cordotomia bilateral; cordotomia posterior; cordotomia transversa)....



Dúvidas linguísticas



Pontapé: esta palavra é composta por justaposição ou por aglutinação?
A palavra pontapé é composta por justaposição.

De facto, é possível identificar neste vocábulo as palavras distintas que lhe deram origem – os substantivos ponta e – sem que nenhuma delas tenha sido afectada na sua integridade fonológica (em alguns casos pode haver uma adequação ortográfica para manter a integridade fonética das palavras simples, como em girassol, composto de gira + s + sol. Se não houvesse essa adequação, a palavra seria escrita com um s intervocálico (girasol) a que corresponderia o som /z/ e as duas palavras simples perderiam a sua integridade fonética e tratar-se-ia de um composto aglutinado). Daí a denominação de composto por justaposição, uma vez que as palavras apenas se encontram colocadas lado a lado, com ou sem hífen (ex.: guarda-chuva, passatempo, pontapé).

O mesmo não se passa com os compostos por aglutinação, como pernalta (de perna + alta), por exemplo, cujos elementos se unem de tal modo que um deles sofre alterações na sua estrutura fonética. No caso, o acento tónico de perna subordina-se ao de alta, com consequências, no português europeu, na qualidade vocálica do e, cuja pronúncia /é/ deixa de ser possível para passar à vogal central fechada (idêntica à pronúncia do e em se). Note-se ainda que as palavras compostas por aglutinação nunca se escrevem com hífen.

Sobre este assunto, poderá ainda consultar o cap. 24 da Gramática da Língua Portuguesa, de Maria Helena Mira MATEUS, Ana Maria BRITO, Inês DUARTE, Isabel Hub FARIA et al. (5.ª ed., Editorial Caminho, Lisboa, 2003), especialmente as pp. 979-980.




Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.

Ver todas