PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

australianas

penacheiro | n. m.

Designação comum às plantas do género Callistemon, da família das mirtáceas, de origem australiana, de folhas lanceoladas e inflorescências em forma de espiga....


australiano | adj. | n. m.

Relativo ou pertencente à Austrália, país da Oceânia....


canguru | n. m.

Mamífero australiano da ordem dos marsupiais, com os membros posteriores muito compridos, o que lhes permite a deslocação por saltos. (Nas espécies maiores, o macho atinge 1,50 m de altura; a fêmea, de menor estatura, conserva o filho, durante mais ou menos seis meses, numa bolsa ventral, chamada bolsa marsupial.)...


dingo | n. m.

Canídeo selvagem australiano....


calistemo | n. m.

Designação comum às plantas do género Callistemon, da família das mirtáceas, de origem australiana, de folhas lanceoladas e inflorescências em forma de espiga....


austrálio | adj. | n. m.

Relativo ou pertencente à Austrália, país da Oceânia....


natalense | adj. 2 g. n. 2 g.

Relativo a Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, ou o seu natural ou habitante....


limpa-garrafas | n. m. 2 núm.

Escova cilíndrica para limpar objectos com aberturas estreitas e longas, como garrafas....


martinete | n. m.

Grande martelo movido a vapor ou a água, para bater ferro ou aço....


aborígene | adj. 2 g. n. 2 g. | adj. 2 g. | n. 2 g.

Que é relativo ao conjunto das tribos indígenas australianas....


Ave (Nestor productus) da família dos estrigopídeos....


Árvore (Araucaria heterophylla) de grande porte da família das araucariáceas, originária da ilha de Norfolk, no Oceano Pacífico....


Ave passeriforme (Petroica multicolor) da família dos petroicídeos....


Ave passeriforme (Petroica multicolor) da família dos petroicídeos....



Dúvidas linguísticas



Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".




Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.


Ver todas