PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

anacardo

anacardino | adj.

Do anacardo ou a ele relativo ou que o tem....


anacardeiro | n. m.

Árvore (Semecarpus anacardium) da família das anacardiáceas....


anacardo | n. m.

Árvore (Semecarpus anacardium) da família das anacardiáceas....


anacardiácea | n. f. | n. f. pl.

Família de plantas cujo tipo é o anacardo....


balador | adj. | n. m.

Que dá balidos ou que bala muito....


Árvore (Semecarpus anacardium) da família das anacardiáceas....



Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.




É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).

Ver todas