PT
BR
    Definições



    Pesquisa nas Definições por:

    alfanumérica

    ecrã | n. m.

    Superfície, geralmente branca, na qual se projectam vistas fixas ou animadas....


    videografia | n. f.

    Processo de telecomunicação que permite a visualização de imagens alfanuméricas e gráficas num ecrã....


    Apresentação no ecrã de dados ou resultados, sob forma gráfica ou alfanumérica, antes de impressão, envio ou tratamento afim....


    Ver no ecrã dados ou resultados, sob forma gráfica ou alfanumérica, antes de impressão, envio ou tratamento afim....


    Apresentação no ecrã, sob forma gráfica ou alfanumérica, dos resultados de um tratamento de informações....


    telebip | n. m.

    Serviço de aviso sonoro que transmite mensagens numéricas e alfanuméricas, via rádio, utilizando a rede telefónica....


    senha | n. f.

    Gesto combinado entre duas ou mais pessoas....


    Sequência de caracteres alfanuméricos que permite o acesso a dados ou sistemas informáticos protegidos....



    Dúvidas linguísticas


    Na frase "...o nariz afilado do Sabino. (...) Fareja, fareja, hesita..." (Miguel Torga - conto "Fronteira") em que Sabino é um homem e não um animal, deve considerar-se que figura de estilo? Não é personificação, será animismo? No mesmo conto encontrei a expressão "em seco e peco". O que quer dizer?


    Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.