PT
BR
Pesquisar
Definições



perverteis

A forma perverteisé [segunda pessoa plural do presente do indicativo de perverterperverter].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
perverterperverter
|tê| |tê|
( per·ver·ter

per·ver·ter

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Perturbar ou perturbar-se a ordem ou o estado das coisas.

2. Alterar ou alterar-se para um estado ética ou moralmente negativo. = CORROMPER, DEPRAVAR, DESVIRTUAR


verbo pronominal

3. Tornar-se perverso; corromper-se, depravar-se, desmoralizar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim perverto, -ere, voltar às avessas, destruir, subverter.
perverteisperverteis

Auxiliares de tradução

Traduzir "perverteis" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.




Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.