Significado de pejorar-se-ta

    A forma pejorar-se-tapode ser [infinitivo de pejorarpejorar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de pejorarpejorar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de pejorarpejorar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de pejorarpejorar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de pejorarpejorar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    pejorarpejorar
    ( pe·jo·rar

    pe·jo·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Depreciar, aviltar, rebaixar.

    2. Tornar pior. = PIORAR

    etimologiaOrigem:latim pejoro, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    pejoração | n. f.

    Ato ou efeito de tornar pior, de pejorar....


    pejorar | v. tr.

    Depreciar, aviltar, rebaixar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "pejorar-se-ta" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Tenho duas questões a colocar-vos, ambas directamente relacionadas com um programa televisivo sobre língua portuguesa que me impressionou bastante pela superficialidade e facilidade na análise dos problemas da língua. Gostaria de saber então a vossa avisada opinião sobre os seguintes tópicos: 1) no plural da palavra "líder" tem de haver obrigatoriamente a manutenção da qualidade da vogal E? 2) poderá considerar-se que a expressão "prédio em fase de acabamento" é um brasileirismo?