Significado de pejora-se-me

    A forma pejora-se-mepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de pejorarpejorar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de pejorarpejorar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    pejorarpejorar
    ( pe·jo·rar

    pe·jo·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Depreciar, aviltar, rebaixar.

    2. Tornar pior. = PIORAR

    etimologiaOrigem:latim pejoro, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    pejoração | n. f.

    Ato ou efeito de tornar pior, de pejorar....


    pejorar | v. tr.

    Depreciar, aviltar, rebaixar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "pejora-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Gostaria de ver esclarecida a seguinte questão:
      1. Segundo consta no vosso site, o vocábulo «espectáculo» viu a sua grafia alterada pelo novo acordo para «espetáculo»:
      Conferir em http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=espect%C3%A1culo
      2. E, também segundo o vosso site, o vocábulo «espectador», segundo entendo pode ser grafado de duas maneiras: «espectador» ou «espetador» ao abrigo do novo acordo ortgoráfico:
      Conferir em: https://dicionario.priberam.org/espectador
      A minha questão é apenas uma só: Cumprindo o actual acordo ortográfico, posso ou não escrever «espectador» com um «c»?
      PS: Não pretendendo fazer-vos perder tempo, contento-me com um «sim» ou «não».