PT
BR
Pesquisar
Definições



peixe-das-anémonas

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
peixe-das-anémonaspeixe-das-anêmonas
( pei·xe·-das·-a·né·mo·nas

pei·xe·-das·-a·nê·mo·nas

)
Imagem

IctiologiaIctiologia

Designação dada a várias espécies de peixes do género Amphirion, caracterizados pela cor intensa, que geralmente contrasta com algumas listras brancas, encontrados em águas do Pacífico, muitas em vezes em associação simbiótica com anémonas.


nome masculino

[Ictiologia] [Ictiologia] Designação dada a várias espécies de peixes do género Amphirion, caracterizados pela cor intensa, que geralmente contrasta com algumas listras brancas, encontrados em águas do Pacífico, muitas em vezes em associação simbiótica com anémonas.Imagem = PEIXE-PALHAÇO

vistoPlural: peixes-das-anêmonas.
etimologiaOrigem etimológica:peixe + da + anémona.
iconPlural: peixes-das-anémonas.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:cardume.
grafiaGrafia no Brasil:peixe-das-anêmonas.
grafiaGrafia no Brasil:peixe-das-anêmonas.
grafiaGrafia em Portugal:peixe-das-anémonas.
grafiaGrafia em Portugal:peixe-das-anémonas.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).