Significado de parecia-se-mo

    A forma parecia-se-mopode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de parecerparecer] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de parecerparecer].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    parecerparecer
    |cê| |cê|
    ( pa·re·cer

    pa·re·cer

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar mostras ou sinais; assemelhar-se.

    2. Afigurar-se.

    3. Levar a crer.

    verbo pronominal

    4. Assemelhar-se, ser conforme (ex.: ele parece-se com o pai; esta música parece-se a outra que já ouvi).

    nome masculino

    5. Maneira de pensar ou de ver. = ENTENDER, ENTENDIMENTO, OPINIÃO

    6. Forma de pensar ou de avaliar. = JUÍZO, OPINIÃO, VOTO

    7. Opinião baseada em argumentos (ex.: parecer favorável, parecer técnico).

    8. Fisionomia e disposição do corpo (ex.: ele tinha bom parecer). = ASPETO, PRESENÇA


    ao parecer

    •O mesmo que ao que parece.

    ao que parece

    •Segundo as aparências. = APARENTEMENTE

    parecer bem

    •Ser agradável à vista; ser conveniente ou decente.

    parecer mal

    •Ser desagradável à vista; não ser conveniente ou não ser decente.

    tomar parecer

    •Receber ou pedir conselho.

    etimologiaOrigem:latim tardio *parescere, do latim pareo, -ere, aparecer.

    Secção de palavras relacionadas

    ícone do dicionárioVer também resposta às dúvidas: parecer (II); pronúncia de parecer.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "parecia-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    acaveirado | adj.

    Tão magro e descarnado que parece caveira....


    agalgado | adj.

    Parecido com o galgo....


    Que se parece à guitarra, no feitio ou no som....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "parecia-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Quanto a comparações de inigualdade, ou seja, de superioridade ou de inferioridade, existirá uma regra absoluta para decifrar se se usa que ou do que ou ambas estarão correctas em qualquer expressão dessa estrutura? Para um falante em que o Português não é a primeira língua, seria bastante útil. Incluo as seguintes expressões para vossa análise: 1) O castelo é mais antigo que a igreja. 2) Hoje as laranjas estão menos baratas que as maçãs. 3) Nós compramos mais livros que vendemos. 4) O Paulo é mais grande do que gordo. 5a) O João tem mais de um carro. b) O João tem mais dum carro. c) O João tem mais do que um carro. d) O João tem mais que um carro.