PT
BR
Pesquisar
Definições



paraolímpico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
paraolímpicoparaolímpico
( pa·ra·o·lím·pi·co

pa·ra·o·lím·pi·co

)


adjectivoadjetivo

1. [Desporto] [Esporte] Relativo ao evento desportivo internacional em que os atletas se enquadram em várias categorias de deficiência para cada modalidade, realizado de quatro em quatro anos, no mesmo local dos jogos olímpicos.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. [Desporto] [Esporte] Que ou quem é atleta com algum grau de deficiência, participante nos jogos paraolímpicos.

paraolímpicos


nome masculino plural

3. [Desporto] [Esporte] Grande evento desportivo com diversas modalidades, cujos atletas se enquadram em alguma categoria de deficiência. = JOGOS PARAOLÍMPICOS

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PARALÍMPICO

etimologiaOrigem etimológica:para- + olímpico.
Ver também resposta à dúvida: paraolímpico / paralímpico.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?
A conjunção coordenativa copulativa e pode assumir diversos valores dependendo do contexto onde é usada, apesar de em nenhum deles deixar de apresentar o valor copulativo. Na frase que refere, a conjunção apresenta um valor adversativo ou de oposição, pois à ideia da primeira oração é contraposta a ideia da segunda, podendo a conjunção e ser substituída pela conjunção adversativa mas (ex.: Tenho viajado tanto, mas não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei).