PT
BR
Pesquisar
Definições



paraolímpico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
paraolímpicoparaolímpico
( pa·ra·o·lím·pi·co

pa·ra·o·lím·pi·co

)


adjectivoadjetivo

1. [Desporto] [Esporte] Relativo ao evento desportivo internacional em que os atletas se enquadram em várias categorias de deficiência para cada modalidade, realizado de quatro em quatro anos, no mesmo local dos jogos olímpicos.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. [Desporto] [Esporte] Que ou quem é atleta com algum grau de deficiência, participante nos jogos paraolímpicos.

paraolímpicos


nome masculino plural

3. [Desporto] [Esporte] Grande evento desportivo com diversas modalidades, cujos atletas se enquadram em alguma categoria de deficiência. = JOGOS PARAOLÍMPICOS

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PARALÍMPICO

etimologiaOrigem etimológica: para- + olímpico.
Ver também resposta à dúvida: paraolímpico / paralímpico.
paraolímpico


Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




Por que NATO e não OTAN?
Não nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.