PT
BR
Pesquisar
Definições



parabólica

A forma parabólicapode ser [feminino singular de parabólicoparabólico] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
parabólicaparabólica
( pa·ra·bó·li·ca

pa·ra·bó·li·ca

)
Imagem

TelecomunicaçõesTelecomunicações

Antena que usa um reflector de forma parabólica para direccionar os sinais de rádio.


nome feminino

[Telecomunicações] [Telecomunicações] Antena que usa um reflector de forma parabólica para direccionar os sinais de rádio.Imagem = ANTENA PARABÓLICA

etimologiaOrigem etimológica: feminino de parabólico.
parabólicoparabólico
( pa·ra·bó·li·co

pa·ra·bó·li·co

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a parábola.

2. Em forma de parábola (ex.: espelho parabólico).

etimologiaOrigem etimológica: parábola + -ico.
parabólicaparabólica

Auxiliares de tradução

Traduzir "parabólica" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se após esta revisão ortográfica, o acento diferencial da palavra "PÊLO" caiu ou continua existindo.
Como poderá verificar no ponto 9.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas pelo (contracção de por + o), pêlo (substantivo) e pélo (forma do verbo pelar) deixam de se distinguir pelo acento gráfico, passando a haver apenas uma forma (pelo) para três palavras homónimas.
O mesmo acontece com outras palavras graves homógrafas de palavras ditas "proclíticas", por exemplo côa (forma verbal de coar e topónimo), pára (forma verbal de parar) e péla (substantivo feminino e forma verbal de pelar), passam, respectivamente, a coa (homónimo da contracção pouco usada > com+a), para (homónimo da preposição) e pela (homónimo da contracção > por+a).




Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).