PT
BR
Pesquisar
Definições



pantomima

A forma pantomimapode ser [feminino singular de pantomimopantomimo], [segunda pessoa singular do imperativo de pantomimarpantomimar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de pantomimarpantomimar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pantomimapantomima
( pan·to·mi·ma

pan·to·mi·ma

)


nome feminino

1. Arte de exprimir os sentimentos, as paixões, as ideias, por meio de gestos e atitudes, sem recorrer à palavra. = MÍMICA

2. Representação teatral em que os actores se exprimem unicamente por meio do gesto.

3. [Figurado, Popular] [Figurado, Popular] Conto ou história para enganar. = INTRUJICE, LOGRO

etimologiaOrigem etimológica:latim pantomima, -ae, mulher que representa com gestos.

pantomimarpantomimar
( pan·to·mi·mar

pan·to·mi·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

Fazer ou dizer pantomimas.

etimologiaOrigem etimológica:pantomima + -ar.

pantomimopantomimo
( pan·to·mi·mo

pan·to·mi·mo

)


nome masculino

Actor mímico.

etimologiaOrigem etimológica:latim pantomimus, -i, actor que representa com gestos.

pantomimapantomima

Auxiliares de tradução

Traduzir "pantomima" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Existe a palavra responsível?
A palavra responsível não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, sendo formada a partir da aposição do sufixo -ível à raiz latina respons-, do vocábulo responsum, que significa “resposta”. Embora o adjectivo responsível tenha algumas ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, o adjectivo responsivo, que partilha do mesmo significado (a que poderá aceder, seguindo a hiperligação), encontra-se dicionarizado, estando o seu uso mais difundido.



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.