Significado de palermou-se-lho

    A forma palermou-se-lhoé [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de palermarpalermar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    palermarpalermar
    ( pa·ler·mar

    pa·ler·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Falar ou comportar-se como palerma.

    etimologiaOrigem:palerma + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    chochinha | n. 2 g.

    Indivíduo pequeno e sem energia....


    palermice | n. f.

    Qualidade, ato ou dito de palerma....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "palermou-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Solicito esclarecimento sobre como se deve escrever a seguinte palavra: motocultivador ou motocultivadora; moto-cultivador ou moto-cultivadora. Obrigado.


      Estou com algumas dúvidas em relação à Língua Portuguesa:
      1) É correto utilizar nos textos o sinal de pontuação ?! ou ?! ? Já vi em alguns textos, mas não sei se é correta essa utilização. Costumo às vezes utilizar, mas até hoje não sei se é correto ou não.
      2) Não entendo muito bem a utilização do travessão em alguns casos. Exemplo (temos um diálogo que vem seguido da fala do narrador, e em seguida o personagem retoma a fala como no exemplo abaixo): - José venha aqui. - falou Pedro (finaliza a fala do personagem) -Vou te prender. (E este travessão?) O que vocês podem me informar sobre essa utilização de pontuação? (Travessão). Li a respeito que o segundo travessão apresentado estaria finalizando a fala do personagem, mas ao mesmo tempo como assim finalizando, se logo em seguida existe outro travessão? Não consigo compreender.