PT
BR
Pesquisar
Definições



pós-verdade

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pós-verdadepós-verdade
( pós·-ver·da·de

pós·-ver·da·de

)


nome feminino ou masculino

1. Conjunto de circunstâncias ou contexto em que é atribuída grande importância, sobretudo social, política e jornalística, a notícias falsas ou a versões verosímeis dos factos, com apelo às emoções e às crenças pessoais, em detrimento de factos apurados ou da verdade objectiva (ex.: a mentira e os boatos alimentam a pós-verdade; o tema do momento é o pós-verdade nas redes sociais).


nome feminino

2. Informação que se divulga ou aceita como facto verdadeiro devido à forma como é apresentada e repetida, mas que não tem fundamento real (ex.: estas pós-verdades negam anos de evidências científicas). = FACTÓIDE


adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números

3. Que atribui mais importância a notícias falsas ou não fundamentadas do que à verdade objectiva (ex.: era pós-verdade; política pós-verdade).

vistoPlural: pós-verdades.
etimologiaOrigem etimológica:pós- + verdade.
iconPlural: pós-verdades.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pós-verdade" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se o correto é às vezes ou as vezes. O as é com crase ou sem?
Sem um contexto específico não é possível determinar qual a expressão correcta. Se pretender utilizar uma locução que indica "em algumas ocasiões", deverá utilizar às vezes, expressão sinónima de por vezes ou algumas vezes (ex.: às vezes, perco a paciência). Se pretender referir apenas "os momentos, as ocasiões", deverá utilizar a expressão as vezes (ex.: são poucas as vezes em que perco a paciência).



A palavra eurocomissário não existe? No site da União europeia esta palavra está sendo usada.
O substantivo eurocomissário, apesar de ser de formação recente e de não vir registado nos dicionários de língua, segue as regras gerais de boa formação para a língua portuguesa, à semelhança de outras palavras formadas com o elemento euro-, como eurocéptico ou eurodeputado, já registadas, por exemplo no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências/Verbo (2001).