Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

oleofílico

oleofílicooleofílico | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

o·le·o·fí·li·co o·le·o·fí·li·co


(óleo + -filo + -ico)
adjectivo
adjetivo

1. [Química]   [Química]  Que tem afinidade química com os óleos.

2. [Química]   [Química]  Que absorve facilmente os óleos (ex.: absorvente oleofílico).

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual a forma correta para se escrever a palavra reveillon, se há ou não o acento, bem como uma referência sobre a resposta.
A grafia correcta é réveillon, com acento agudo, termo francês que designa "festa da passagem de ano". O termo encontra-se averbado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002; edição brasileira da Editora Objetiva, 2001).



A comunicação social (falada e escrita) tem vindo a vulgarizar as palavras negoceio, negoceias, negoceie, etc. Há alguma fonte fidedigna que legitime esta maneira irregular de conjugar o verbo negociar?
Os verbos terminados em -iar conjugam-se na sua grande maioria pelo paradigma mais regular da primeira conjugação, substituindo a terminação -ar pelas desinências verbais regulares (ex.: copiar conjuga-se exactamente com as mesmas terminações de andar: copio, copias; copie, copies). Há um pequeno grupo de verbos (como ansiar, incendiar, mediar, odiar e remediar) que se conjuga pelo padrão dos verbos em -ear (ex.: odiar conjuga-se com as mesmas terminações de passear nas 1.ª, 2.ª e 3.ª pessoas do singular e na 3.ª pessoa do plural presente do indicativo e do conjuntivo e no imperativo, havendo nas restantes formas apenas a substituição do -e- pelo -i-: odeio, odeias, odeie, odeies, odiava). Um outro grupo relativamente pequeno de verbos terminados em -iar (é o caso de negociar, mas também, por exemplo, de comerciar, diligenciar, licenciar, premiar, presenciar ou sentenciar, entre outros) admite a conjugação por ambos os paradigmas referidos (ex.: negocio/negoceio, negocias/negoceias; negocie/negoceie, negocies/negoceies). Esta particularidade do português europeu (no português do Brasil estes verbos conjugam-se em geral apenas pelo paradigma mais regular) é registada em alguns dicionários, gramáticas, prontuários e conjugadores de verbos, bem como em obras de referência importantes como o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001).
pub

Palavra do dia

a·dí·na·mo a·dí·na·mo


(grego adúnamos, -os, -on)
adjectivo
adjetivo

Que tem pouca força. = ADINÂMICO, DÉBIL, DEBILITADO, ENFRAQUECIDOFORTE, ROBUSTO, VIGOROSO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/oleof%C3%ADlico [consultado em 28-05-2023]