PT
BR
Pesquisar
Definições



obsoletas

A forma obsoletaspode ser [feminino plural de obsoletoobsoleto] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de obsoletarobsoletar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
obsoletoobsoleto
|ê| |ê|
( ob·so·le·to

ob·so·le·to

)


adjectivoadjetivo

1. Caído em desuso; que já não se usa. = ARCAICO

2. Que está fora de moda ou não corresponde aos últmos desenvolvimentos técnicos. = ANTIQUADO, ULTRAPASSADOACTUAL, MODERNO

3. [Biologia] [Biologia] Pouco desenvolvido. = ATROFIADO, RUDIMENTARHIPERTROFIADO

etimologiaOrigem etimológica: latim obsoletus, -a, -um, gasto, caído em desuso.
obsoletarobsoletar
( ob·so·le·tar

ob·so·le·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tornar ou tornar-se obsoleto (ex.: a nova tese obsoletou as anteriores; esta tecnologia corre o risco de se obsoletar em pouco tempo). = OBSOLESCER

etimologiaOrigem etimológica: latim obsoleto, -are, sujar, manchar.
obsoletasobsoletas

Auxiliares de tradução

Traduzir "obsoletas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



"Lembro ainda que alguns médicos estão com o período 2006/2007 vencidos, necessitando o agendamento e regulamentarização destes o mais breve possível." Tenho dúvidas na palavra regulamentarização. Está correta? Eu acho que não.
Apesar de o substantivo regulamentarização se encontrar bem formado (trata-se da nominalização de regulamentarizar, neologismo verbal formado pela aposição do sufixo -izar ao adjectivo regulamentar), não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que é preferível o uso do substantivo regulamentação, formado pela aposição do sufixo -ção ao verbo regulamentar.