Significado de obrade-se-tos

    A forma obrade-se-tospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de obradarobradar], [terceira pessoa singular do imperativo de obradarobradar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de obradarobradar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    obradarobradar
    ( o·bra·dar

    o·bra·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. [Religião] [Religião] Oferecer a um deus ou aos santos.

    2. Fazer oferta. = DOAR, OFERECER

    = SinónimoSinônimo geral: OBLATAR

    etimologiaOrigem:obrada + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    oblata | n. f.

    Coisa oferecida a Deus ou aos santos....


    obrada | n. f.

    Oferta ao sacerdote ou remuneração de alguns serviços do sacerdote....


    obrado | adj.

    Que se obrou....


    oblatar | v. tr.

    Oferecer a um deus ou aos santos....


    obradar | v. tr.

    Oferecer a um deus ou aos santos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "obrade-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber a pronúncia correta da palavra bocaina (talvez seja de origem indígena/brasileira). Seria "bocáina" ou "bocâina"?


      Aqui temos um bairro muito tradicional chamado Pampulha, cujo nome remete a um bairro lisboeta, também chamado Pampulha ou Pampulhosa, na freguesia de Santos, segundo algumas enciclopédias (Portuguesa e Brasileira e outras). Gostaria de contar com sua ajuda para saber a origem desta palavra, se é de origem latina (relativa a pamphilli - família imperial romana), se tem origem árabe ou se é do português arcaico (pam - pão).