PT
BR
Pesquisar
Definições



nuclearização

A forma nuclearizaçãopode ser [derivação feminino singular de nuclearizarnuclearizar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
nuclearizaçãonuclearização
( nu·cle·a·ri·za·ção

nu·cle·a·ri·za·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de (se) nuclearizar.

2. Substituição de fontes de energia tradicionais por energia nuclear.DESNUCLEARIZAÇÃO

3. Atribuição, utilização ou fabrico de armamento nuclear (ex.: a crise foi desencadeada pela política de rearmamento e nuclearização).DESNUCLEARIZAÇÃO

4. [Sociologia] [Sociologia] Redução da unidade familiar alargada a uma família nuclear, composta apenas por pais e filhos (ex.: a nuclearização familiar ocorre em todas as camadas sociais).

etimologiaOrigem etimológica:nuclearizar + -ção.

nuclearizarnuclearizar
( nu·cle·a·ri·zar

nu·cle·a·ri·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Dotar ou dotar-se de energia nuclear, geralmente em substituição de fontes de energia tradicionais (ex.: a política energética da época previa nuclearizar o território nacional; energeticamente, quais as vantagens de uma região se nuclearizar?).DESNUCLEARIZAR

2. Prover(-se) de armas nucleares (ex.: nuclearizar as forças armadas; o país recusou nuclearizar-se).DESNUCLEARIZAR


verbo transitivo

3. Reduzir ao núcleo, à parte central (ex.: nuclearizar a família; nuclearizar um problema complexo).

etimologiaOrigem etimológica:nuclear + -izar.

nuclearizaçãonuclearização


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).