Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

noitibó-de-nuca-vermelha

noitibó-de-nuca-vermelhanoitibó-de-nuca-vermelha | n.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

noitibó-de-nuca-vermelha |â| ou |ê|noitibó-de-nuca-vermelha |ê|


nome

(A definição desta palavra irá estar disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

estão cheios de rouxinóis-comuns . Não muito longe da cidade pode ouvir-se o noitibó da Europa , o noitibó-de-nuca-vermelha e o bufo-real . Um pouco abaixo da cidade fica a barragem de Miranda, onde é possível observar o andorinhão-real , que nidifica nas arribas. Também se podem observar aqui a

Em Canários carmelitas

para sobreviver, sendo as únicas aves conhecidas que o fazem. Abrigam-se num ninho rochoso num estado de torpor, com a temperatura do corpo descendo até 22ºC, durante 4-100 dias. http://pt.wikipedia.org/wiki/Noitib%C3%B3-da-europa http://pt.wikipedia.org/wiki/Noitib%C3%B3- de-nuca-vermelha

Em saofalcao-biogeo.blogs.sapo.pt

característica da região, da qual salientamos o raro noitibó-de-nuca-vermelha , e a cegonha branca, assim como, apreciar a flora. A área de recreio balnear de Aldeia do Mato é uma das assinaladas no Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo do Bode. Em termos de observação da natureza, não dispõe ainda …

Em autocaravanista.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.
pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/noitib%C3%B3-de-nuca-vermelha [consultado em 01-12-2021]