Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

nodosa

fem. sing. de nodosonodoso
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

no·do·so |dô|no·do·so |dô|


adjectivo
adjetivo

1. Que tem nós.

2. Proeminente.

Plural: nodosos |ó|.Plural: nodosos |ó|.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "nodosa" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...por ser adjudicado em 2014 à Bankia, em processo concursal, que posteriormente vendeu para Nodosa Shipyard..

Em Sergio@Cruises

...construídos nas Rias Baixas, primeiro em Marín nas facturas Navais e hoje estaleiros de Nodosa e depois em Metalships shipyard de Vigo, já esta navegando rumo a Palma de...

Em Sergio@Cruises

com a mulher de aparência nodosa e cheia de cicatrizes do outro lado..

Em confrariadearton.blogspot.com

...gentilmente liberando sua trava protetora e deslizando o conteúdo em sua mão ansiosa e nodosa ..

Em confrariadearton.blogspot.com

...dos portos, a articulação soberana da estiva, os porões e as pestes seculares, a nodosa e ácida crosta dos dejectos das gaivotas, as frinchas

Em Que farei quando tudo arde?
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.




É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.
pub

Palavra do dia

i·rí·di·o i·rí·di·o


(latim científico iridium, do latim iris, iridis, do grego íris, íridos, mensageiro dos deuses, arco-íris)
nome masculino

[Química]   [Química]  Elemento químico (símbolo: Ir), de número atómico 77, metal friável que se encontra em certos minérios da platina.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/nodosa [consultado em 10-08-2022]