PT
BR
Pesquisar
Definições



nivelava

A forma nivelavapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de nivelarnivelar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de nivelarnivelar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
nivelarnivelar
( ni·ve·lar

ni·ve·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Proceder ao nivelamento de.

2. Tornar horizontal ou plano. = ALISAR, APLANAR

3. Medir ou comparar no terreno a diferença de altura entre dois pontos.

4. Deitar abaixo ou causar destruição. = ARRASAR, DESTRUIR


verbo transitivo e pronominal

5. Tornar ou deixar igual ou semelhante a outro. = ALINHAR, EQUIPARAR, IGUALAR

6. Considerar ou considerar-se igual a outro; colocar(-se) ao mesmo nível. = EQUIPARAR, IGUALAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: LIVELAR
sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: DESNIVELAR

etimologiaOrigem etimológica:nível + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "nivelava" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Gostaria de saber quando usamos a muito tempo e quando usamos há muito tempo.
Para exprimir o tempo decorrido, deverá usar sempre a construção com o verbo haver, isto é, há muito tempo. A expressão a muito tempo só é usada correctamente em contextos muito específicos em que a preposição a é seleccionada por outra palavra mas não há intenção de exprimir o tempo que já passou (ex.: Isso corresponde a muito tempo e não posso esperar; Dez dias para mim são equivalentes a muito tempo).