Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

negrilho

negrilhonegrilho | n. m. | n. m. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ne·gri·lho ne·gri·lho


nome masculino

1. Pequeno negro.

2. Tecido grosseiro de lã preta.

3. [Portugal: Beira]   [Portugal: Beira]  Ulmeiro.


negrilhos
nome masculino plural

4. Vidrilhos pretos.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "negrilho" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Fernando Namora: centenário do nascimento Camões recitado e cantado (V) Miguel Torga: "A um Negrilho " Camões recitado e cantado (VI)

Em A Nossa R

A escultura do rosto de Miguel Torga na raiz de um negrilho está a gerar polémica e durante o dia desta terça-feira foram muitos os curiosos...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Negrilho ( Ulmus minor ): árvore caducifólia de grande porte, da família das Ulmáceas, pode...

Em A Nossa R

PR - A capa deste disco reproduz um negrilho , “musa” inspiradora do poeta..

Em Portugal Rebelde

...tarde, bastou que a mulher Joana Carda riscasse o chão com a vara de negrilho , para que todos os cães de além saíssem vociferantes, eles que

Em Abencerragem
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?
A locução verbal dar de caras corresponde a uma expressão idiomática do português, que por esse motivo não é habitualmente decomposta, equivalendo a um verbo como deparar-se ou a outra locução verbal como encontrar subitamente. Na frase apontada, pode no entanto considerar-se a expressão de caras como um modificador adverbial (designado por complemento circunstancial na gramática tradicional), indicando o modo como se processa a acção expressa pelo verbo dar (equivalente, por exemplo a subitamente numa frase como deu subitamente com um leão).
A expressão com um leão pode ser considerada complemento indirecto seleccionado pelo verbo dar, pois com um leão é um complemento nominal introduzido indirectamente pela preposição com.




Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.

pub

Palavra do dia

sar·ra·bis·car sar·ra·bis·car


(sarrabisco + -ar)
verbo transitivo e intransitivo

Fazer sarrabiscos. = GARATUJAR, RABISCAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/negrilho [consultado em 28-10-2021]