Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

grelinho

derivação masc. sing. de grelogrelo
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

gre·lo |ê|gre·lo |ê|


(origem obscura)
nome masculino

1. [Botânica]   [Botânica]  Gema que se desenvolve na semente.

2. [Botânica]   [Botânica]  Rebento de bolbo ou tubérculo.Ver imagem

3. Haste das plantas crucíferas em que se há-de abrir a flor, muito usada na alimentação (ex.: o grelo de couve é rico em vitaminas; linguado com grelos salteados). [Mais usado no plural.]

4. [Calão]   [Tabuísmo]  Clítoris.

5. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Pequena fita estreita que orna a pasta dos quartanistas e é queimada na cerimónia da Queima das Fitas.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

toques de língua no grelinho ..

Em contoseroticossadomasoquismo.blogs.sapo.pt

...interior da vagina, torcendo os dedos pelos recantos escondidos enquanto vibrava minha língua no grelinho agora bem saltado e durinho

Em contoseroticossadomasoquismo.blogs.sapo.pt

...os grandes lábios, varrendo de baixo para cima várias vezes, trabalhei com carinho no grelinho e lambi devagar aquele botãozinho saliente e durinho..

Em contoseroticossadomasoquismo.blogs.sapo.pt

...com as sua mão a passar no seu corpo e a mexer no seu grelinho lindo e já bem molhadinho..

Em carlinhaloirinha.blogs.sapo.pt

vulva receptiva pelo estímulo da lingua de Tavinho no meu grelinho , abri mais as pernas para facilitar a penetração lenta e gostosa daquele membro...

Em privatesex-shop.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Executa-se trabalhos de carpintaria e Executam-se trabalhos de carpintaria. Ambas as Frases estão gramaticalmente correctas? Na afirmativa, qual a preferível?
Do ponto de vista exclusivamente linguístico, as duas frases estão correctas, importando no entanto analisar ambas as estruturas para as compreender.

Assim, na estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se, com função de sujeito impessoal que acompanha um verbo no singular, sendo semanticamente equivalente a “alguém executa trabalhos de carpintaria”. Na estrutura da segunda frase (Executam-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se apassivante que surge com um verbo no plural a concordar com o sujeito que é trabalhos de carpintaria, sendo semanticamente equivalente a “trabalhos de carpintaria são executados”.

Do ponto de vista do uso da língua, a estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria) é por vezes desaconselhada por alguns gramáticos. Na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CUNHA e Lindley CINTRA (Edições Sá da Costa, 1984, 14ª ed., pp. 308-309), há mesmo uma indicação de que “Em frases do tipo: Vendem-se casas. Compram-se móveis. considera-se casas e móveis os sujeitos das formas verbais vendem e compram, razão por que na linguagem cuidada se evita deixar o verbo no singular.”

pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/grelinho [consultado em 20-05-2022]