PT
BR
Pesquisar
Definições



negara

Será que queria dizer NEGARÁ?

A forma negarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de negarnegar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de negarnegar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
negarnegar
( ne·gar

ne·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Afirmar que algo não existe ou não é verdadeiro. = DESMENTIR

2. Recusar.

3. Não confessar culpa ou delito.

4. Proibir, impedir.

5. Rejeitar.

6. Repudiar, não reconhecer.


verbo intransitivo

7. Dizer que não.


verbo pronominal

8. Não querer fazer.

9. Escusar-se, recusar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim nego, -are, dizer não, recusar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "negara" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.




Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.