PT
BR
Pesquisar
Definições



nicles

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
niclesnicles
( ni·cles

ni·cles

)


advérbio

1. [Informal] [Informal] Expressa negação; de modo nenhum (ex.: o gato dorme o dia todo, mas caçar, nicles). = NÃO


pronome indefinido

2. [Informal] [Informal] Coisa nenhuma (ex.: está há uma semana em casa sem fazer nicles).


nicles batatóides

[Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Coisa nenhuma (ex.: eles não percebem nicles batatóides do assunto).

nicles de bitocles

[Portugal, Informal] [Portugal, Informal] O mesmo que nicles batatóides.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: NADA

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio nichil, do latim nihil, nada.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Qual é o certo: obrigado por seus 75 anos ou obrigado pelos seus 75 anos?
Ambas as expressões estão correctas do ponto de vista sintáctico. Apenas se diferenciam pela existência do artigo definido masculino o (neste caso, contraído com a preposição por), cujo uso antes de pronomes ou determinantes possessivos, como seu, teu, meu ou nosso, é mais frequente no português de Portugal do que no português do Brasil.