PT
BR
Pesquisar
Definições



moringas

A forma moringasé [feminino plural de moringamoringa].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
moringa1moringa1
( mo·rin·ga

mo·rin·ga

)


nome feminino

Vasilha de barro, usada para conservar a água fresca, geralmente com uma asa na parte superior e um gargalo de cada lado. = ALCARRAZA, MORINGO, MORINGUE

etimologiaOrigem etimológica: quimbundo muringi.
moringa2moringa2
( mo·rin·ga

mo·rin·ga

)


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Designação dada a várias espécies de plantas do género Moringa, da família das moringáceas, de raízes e caules suculentos e poucos ramos, nativas das regiões tropicais e subtropicais africanas e asiáticas.

2. [Botânica] [Botânica] Árvore (Moringa oleifera) da família das moringáceas, de folhas compostas, flores esbranquiçadas ou amareladas e frutos em vagem, de cujas sementes se extrai óleo de bem, usado em pintura artística. = ACÁCIA-BRANCA, MORINGUEIRO

etimologiaOrigem etimológica: latim científico Moringa, do malaiala muringa, do concani maxing.
moringasmoringas

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Qual a palavra correcta para definir a parte do dia que tem claridade?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, dia é a palavra adequada para designar o tempo que decorre entre o nascer e o pôr-do-sol, ou seja, a parte do dia (“duração de uma rotação da terra sobre si mesma”) que tem claridade.